pisos-de-ceramica

Passo a passo do assentamento e rejuntamento de cerâmica extrudada de alta resistência química

É de comum experiência que todo mundo se depare com a seguinte dúvida: qual revestimento usaremos no chão? Isso porque, considerando o ambiente externo, interno, a circulação de pessoas e a instalação do revestimento, não faltam fatores que dificultam essa escolha. E com a cerâmica extrudada, não é diferente.

 

Juntando as características da cerâmica extrudada com a nossa especialização de rejuntes, hoje veremos juntos o passo a passo do assentamento e rejuntamento nesse tipo de piso de alta resistência química.

 

Nos acompanhe até o final e tenha uma ótima leitura!

 

Você já conhecia a cerâmica extrudada?

 

Caso você ainda não conheça, extrusão é a transformação de determinado material em um produto final. Essa transformação acontece quando um composto base é pressionado contra uma chapa que possui espaços com formatos específicos de saída. Esses espaços dão forma ao produto final, separado por uma lâmina e recolhido na linha de produção.

 

Na perspectiva da cerâmica, uma mistura desse piso se insere na extrusora, que pressiona e dá forma aos pisos. Agora, vamos ao passo a passo!

Passo 1: limpeza e preparação

 

Quando falamos do assentamento e rejuntamento, a preparação prévia do local é indiscutível. Afinal, a limpeza adequada do chão auxilia no aumento de aderência do cimento ou do material que ligará a cerâmica.

 

Como os pisos surgem pelo pelo método de extrusão, dificilmente haverá diferenças de tamanho que atrapalharão o nivelamento do chão. Contudo, é sempre bom ficar atento a esse detalhe e usar peças mais próximas possíveis em espessura e comprimento.

 

Passo 2: assentamento da cerâmica extrudada

 

Assim como qualquer outro piso, a cerâmica extrudada também precisa do tempo adequado para a secagem do cimento abaixo dela. Inclusive, mesmo sendo resistente, não podemos esquecer que a cerâmica não tem um nível médio de elasticidade. Ou seja, com a baixa flexibilidade desse material, pressões contra seu corpo geram trincas e, até mesmo, quebrarão esse material.

 

Na fase de assentamento, também não podemos esquecer de manter um espaço adequado para a junta de dilatação. Isso porque, além da absorção, o calor também faz com que esse piso expanda o seu tamanho.

 

Quem tem experiência com a instalação de pisos, ou acompanhou de perto esse processo, sabe que determinados materiais não podem faltar, como:

– Cimento de qualidade na diluição certa, para não ficar fino ou grosso demais na hora do manuseio;

– Nível: para manter o ângulo totalmente nivelado ou com caimentos estratégicos para ralos ou espaços com escoamento de água;

– Barra de zinco: também conhecida como a “régua de pedreiro”, a barra de zinco é reta o suficiente para testar e avaliar o alinhamento de vários pisos de uma vez só, além do seu peso, leve o suficiente para não afundar um piso sobre cimento fresco.

– Marreta de borracha: para afundar os pisos que estão mais altos, e regular com segurança cada uma das peças, sem perigo de quebrá-las.

 

assentando-o-piso

Passo 3: rejuntamento

 

Mesmo ao utilizar espátulas siliconadas, específicas para este ofício e outros utensílios de manuseio, sabemos que o rejuntamento nunca ficará 100% limpo. Por isso, devemos ficar atentos à densidade do rejunte usado e a limpeza do mesmo.

 

Isso porque, um rejunte que adere demais, associado à porosidade superficial da cerâmica extrudada, gera resíduos difíceis de limpar. Nesses casos, a limpeza e a finalização deve ser realizada logo após a aplicação da massa no espaço de dilatação.

 

Para uma aplicação ideal, nunca deixe de ler o rótulo e as instruções de uso presentes nela. Mesmo assim, existem dicas que sempre ajudarão nessa parte da instalação, por exemplo:

– Não deixe a cerâmica molhada na hora da aplicação do rejunte;

– Espere secar um pouco para remover o excesso do rejunte com um pano;

– Manuseie bem a espátula de aplicação, evitando excesso fora do espaço deixado e pressionando, para que a massa entre bem nas frestas entre os pisos;

– Espere cerca de 3 dias ou mais para lavar a área com novo revestimento.

 

Passo 4: Limpeza

Como falamos há pouco, para a limpeza pesada ser feita, precisamos esperar alguns dias para que a massa e o rejunte sequem bem.

 

Após essa espera, o ideal é usar a menor quantidade de produto químico possível. Isso porque, caso não seja lavado adequadamente, os resíduos dos produtos de limpeza podem manchar o rejunte.

 

Seguindo todos os passos até aqui, pode utilizar vassouras, escovas e outros utensílios para a limpeza superficial da cerâmica nova.

 

Há perigo de manchas e corrosão?

 

Com a composição dos produtos e massas aplicadas sob e entre os pisos de cerâmica, normalmente precisamos nos atentar se não há riscos de degradação e corrosão contra as peças do chão novo.

 

Contudo, como estamos falando de cerâmica extrudada com alta resistência química, o contato entre materiais não afetará o acabamento ideal. Ainda assim, não deixe de buscar a indicação do vendedor para evitar surpresas desagradáveis nos seus pisos.

 

Enfim, essa foi a nossa explicação com passo a passo do assentamento e rejuntamento da cerâmica extrudada. Se você gostou e quer conhecer mais sobre este assunto, visite o nosso blog e confira mais materiais. Entre em contato em caso de dúvidas e nos siga, também, nas redes sociais!

 

Até a próxima.

Confira também outras matérias

fabrica-petropolis

A Cervejaria Petrópolis usa esta argamassa industrial inodora, saiba qual!

26 de setembro de 2024

Esta gigante das bebidas precisou de uma argamassa industrial inodora com alta resistência química. Saiba como a Petrópolis faz o rejuntamento do piso de fábrica. O grupo Petrópolis é um dos grandes players do mercado de bebidas com 8 [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita
homem-usando-epi-frustrado

Economizou na argamassa para reparo estrutural na área industrial e teve prejuízos? Saiba o que fazer agora!

26 de setembro de 2024

O ambiente industrial está suscetível a condições extremas capazes de prejudicar as instalações fabris, incluindo os pisos. Mas isso não significa que as manutenções e reformas podem ter baixa durabilidade. Entenda como escolher a argamassa [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita
massa-para-rejuntamento-resilit-e-hidro

Massa para rejuntamento industrial de alto desempenho: conheça o Resilit E Hidro

15 de agosto de 2024

Confira todos os benefícios do Resilit E Hidro e entenda porque essa solução Resinar é a líder do mercado de [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita

Solicite um orçamento

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma proposta comercial