Assentamento para argamassa industrial: conheça aqui a melhor opção
O assentamento para argamassa industrial é fundamental em todos os tipos de construções. Composta pela mistura de areia, cimento e aditivos químicos, esse processo é utilizado, também, na regularização e impermeabilização. Ou, para o seu acabamento, seja ele áspero, liso ou texturizado. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece alguns parâmetros normativos para certas propriedades do material. Como, por exemplo, a retenção de água, trabalhabilidade, resistência de aderência e teor de ar incorporado.
O ideal é que, quando a argamassa estiver em seu estado plástico, sua capacidade de retenção de água e trabalhabilidade estará muito boa para garantir a qualidade da hidratação do cimento. Mas, em seu estado endurecido, apresentará uma ótima resistência de aderência.
Contudo, uma dúvida muito comum entre os engenheiros, é a escolha de seus produtos. Nesse texto, vamos lhe apresentar a melhor opção para o seu projeto. Então, acompanhe a leitura e confira!
Argamassas industrializadas
A argamassa feita de forma industrial encontra-se em pó, já preparada para a aplicação. Ou seja, está disponível no mercado, precisando apenas da sua mistura com pasta ou água. Todas as instruções de uso do material estarão na embalagem, indicadas pelo fabricante. Sendo assim, basta seguir de acordo com o que está escrito. Ou seja, isso torna o seu uso menos arriscado do que aquelas argamassas que possuem produção artesanal.
Hoje, você pode encontrar diferentes produtos já prontos, de acordo com a sua aplicação específica. Então, é muito importante observar essa informação no momento da compra.
Etapas da obra
Agora que você já sabe mais sobre as argamassas, queremos te mostrar as etapas da obra em que você pode aplicar esse produto.
1 – Alvenaria
Na etapa da alvenaria, muita massa acaba sendo consumida. E aqui, o mais recomendado é utilizar massa polimérica para fazer o assentamento de tijolos. Essa é a opção mais rápida e prática para utilizar e, também, a que gera uma produtividade alta e um ambiente bem mais limpo.
Mas, nessa etapa, ainda é preciso contar com outro tipo de assentamento para argamassa industrial, que é a expansiva para encunhamento. Esse produto é bem utilizado para a construção da estrutura de concreto armado, antes de iniciar a alvenaria.
Para unir a viga superior com a parede, é preciso utilizar uma massa capaz de preencher muito bem todos os espaços. Além disso, deve ser mais fraca do que a massa de assentamento. Ou seja, deve funcionar como se fosse um amortecedor entre a alvenaria e a estrutura em si, colaborando para que deformações não afetem as paredes.
2 – Chapisco
Essa etapa é muito importante, porque o chapisco é quem cria uma ponte de aderência entre os blocos e tijolos da alvenaria e o emboço. Aqui, a argamassa ideal deve ter bastante aderência. Hoje, no mercado, a melhor opção são as de chapisco rolado, porque possuem um desempenho melhor.
Esse produto pode ser encontrado em embalagens de 20kg, precisando somente da adição de água. Sua aplicação deve ser feita com um rolo de textura, gerando maior produtividade de todo o trabalho e, também, garantindo que a superfície toda receberá o chapisco de maneira uniforme.
Escolher massas pré-fabricadas pode ajudar no controle de qualidade do seu projeto. Dessa forma, a chance de uma parte da obra ter uma massa diferente que a outra diminui muito, o que gera um aumento geral na qualidade da construção.
3 – Esboço
Nessa etapa, a opção mais querida do mercado, é a argamassa estabilizada. Ela é entregue através de caminhões betoneira e, depois, separada na construção em pequenos reservatórios.
Esse tipo de massa tem um aditivo retardante, o que faz com que demore mais tempo até secar. Ou seja, dessa forma, você terá até 72h para gastar toda essa massa. Mas, esse tempo de secagem pode mudar de acordo com o combinado com o fornecedor. Caso tenha uma alta demanda de argamassa, pode optar pela opção que seque em um dia, que sairá bem mais barato para você.
Nem todos os locais possuem esse tipo de argamassa. Então, nesse caso, a solução mais prática e simples pode ser a argamassa ensacada. Apensar de ser uma escolha mais cara, é possível ter maior controle de qualidade do revestimento e, também, um menor índice de desperdício, resultando em mais produtividade.
4 – Cerâmica
Quando falamos sobre o assentamento de porcelanatos e de pisos, uma alta quantia de argamassa é consumida. Por ser uma etapa fundamental de toda obra, pois é o acabamento e ninguém quer que ele se desprenda, a escolha do produto correto é fundamental. Além, é claro, de assentar todas as peças da melhor maneira possível.
Para realizar o assentamento de cerâmicas, podemos contar com 3 tipos de argamassas, que são as mais populares e fáceis de serem encontradas: AC I, AC II e AC III. Elas se diferenciam pela quantidade de aditivos e cimento que cada uma tem, resultando em uma maior ou menor retenção de água e aderência.
- Argamassa AC I: essa argamassa é a que conta com menor aderência. Indica-se esse produto para áreas molháveis e internas. Ou seja, que podem receber água, mas não sempre. Utiliza-se para assentar paredes e pisos de áreas de serviço e banheiros.
- Argamassa AC II: conta com uma maior aderência do que a AC I e, também, uma melhor resistência térmica. Dessa forma, pode ser utilizada em diversas áreas molhadas como uma piscina ou box do banheiro, por exemplo. Além disso, são melhores para áreas externas e com fluxo de pessoas.
- Argamassa AC III: esse é o tipo com maior flexibilidade e aderência. Utiliza-se em áreas com grande tráfego de pessoas e que passam por maiores alterações térmicas como, por exemplo, fornos e churrasqueiras. Além disso, é a opção mais indicada para peças pesadas e maiores, porcelanatos, granitos e mármores de grandes formatos.
Lembre-se que, no assentamento para argamassa industrial, o mais importante de tudo é a aplicação correta.
Invista na opção ideal
Para que tudo dê certo, é preciso contar com o produto ideal ao seu lado. Só assim, você consegue garantir total qualidade em seus projetos. Em uma empresa séria, você pode encontrar argamassas de qualidade para seu assentamento. Dê preferência para aquelas que são fabricantes também. Pois, assim, terá mais segurança no produto.
Se você gostou desse texto sobre assentamento para argamassa industrial, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode encontrar mais matérias como essa que, com certeza, serão úteis em sua carreira de engenheiro!
Confira também outras matérias
Como aumentar a durabilidade do piso industrial com soluções anticorrosivas
8 de novembro de 2024
Quando o assunto é a durabilidade do piso industrial, a boa qualidade dos materiais é o que determina a prevenção de reformas precoces e até perdas financeiras pela parada da linha de [...]
Continuar lendo matériaArgamassa industrial sem solvente: vantagens para a indústria alimentícia
8 de novembro de 2024
Sabia que é possível fazer obras e reparos em ambientes industriais de alimentos sem parar a produção? Graças à argamassa industrial sem solvente, essa é uma [...]
Continuar lendo matériaA Cervejaria Petrópolis usa esta argamassa industrial inodora, saiba qual!
26 de setembro de 2024
Esta gigante das bebidas precisou de uma argamassa industrial inodora com alta resistência química. Saiba como a Petrópolis faz o rejuntamento do piso de fábrica. O grupo Petrópolis é um dos grandes players do mercado de bebidas com 8 [...]
Continuar lendo matériaSolicite um orçamento
Preencha o formulário abaixo para solicitar uma proposta comercial