Dominar as técnicas de aplicação de argamassa é fundamental para uma variedade de projetos de construção e revestimento.
Para entregar um resultado de alto nível, é necessário ter um conhecimento amplo, antes de realizar o serviço. E para alcançar o padrão desejado, conte com um artigo completo e domine as principais estratégias desse componente.
Além disso, considere a argamassa um produto multifuncional, pois ela é capaz de assentar azulejos, nivelar superfícies e muito mais.
Porém, a escolha depende do tipo de projeto, das condições ambientais e dos materiais a serem unidos ou revestidos, tornando-o um elemento indispensável para a estabilidade, bem como, a durabilidade de estruturas de alvenaria e concreto.
Afinal, será que existe um jeito certo de aplicar argamassa? Não se preocupe, pois vamos te ajudar a se tornar um especialista!
O que é argamassa?
A argamassa é uma mistura de cimento, areia e água, que é muito utilizada na construção e na alvenaria. Como você deve saber, cada uma possui características diferentes, sendo necessário uma avaliação do local com antecedência.
Além disso, desempenha um papel fundamental na união de tijolos, blocos, pedras e outros materiais de construção, formando estruturas sólidas.
Especialmente por ser um material flexível e adaptável em diferentes ambientes, é necessário entender que a mesma possui suas complexidades. Isso significa que ela pode conter variações, devido as suas peculiaridades.
Portanto, durante a seleção da argamassa ideal, verifique qual será a sua função dentro da área estrutural, para garantir um resultado de qualidade.
Conheça as normas técnicas para aplicação de argamassas
Como todo projeto, existe uma norma por trás dela e o ideal é segui-la para evitar esses problemas e garantir o melhor aproveitamento da obra.
Por isso, fizemos um compilado das principais normas vigentes, para que você as siga e domine as técnicas de aplicação de uma argamassa. Confira abaixo:
Esta norma estabelece procedimentos para a execução de revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas.
Confira os padrões e processos aceitos pela comunidade de engenharia e construção, ideal para projetar e construir estruturas de concreto armado.
Veja a determinação da resistência à tração da argamassa ao selecionar a adequada, e garanta a aderência necessária.
Para melhor aproveitamento desse material, sugerimos que você siga algumas etapas básicas para aplicar esse componente com sucesso:
-
Preparação da superfície
Antes de aplicar a argamassa, a superfície deve estar limpa, seca e livre de poeira, óleo, tinta ou qualquer outro resíduo que possa prejudicar a aderência.
Então, certifique-se de que a superfície esteja sólida e sem rachaduras, evitando que o projeto seja prejudicado a longo do tempo. Afinal, quando isso acontece, fica visível aos olhos.
-
Seleção da argamassa
Apesar de ser multifuncional, existem vários tipos de materiais no mercado e cada um deles possui funções específicas.
Como por exemplo, a argamassa colante é usada para cerâmica, assim como as outras disponíveis. Então, antes de escolher, verifique a apropriada, de acordo com o projeto em questão.
-
Mistura do produto
Apesar da experiência com diferentes materiais, seguir as orientações do fabricante é essencial para entregar um projeto de alto padrão. Lembre-se que, quem desenvolveu o produto, tem pleno conhecimento do modo de uso.
Sendo assim, use a proporção recomendada para obter a consistência desejada. Assim como, realizar a mistura correta com água em um recipiente limpo.
-
Aplicação da solução
Se você estiver aplicando argamassa em alvenaria, use uma colher de pedreiro para espalhar de maneira uniforme sobre a superfície e veja se a camada tem uma espessura adequada.
Para a aplicação de cerâmicas ou azulejos, use um pente dentado para criar sulcos que garantam a aderência desejada.
Durante a aplicação, use uma espátula para pressionar a solução nas fendas, para que elas sejam preenchidas corretamente.
-
Posicionamento do material
A colocação do material é essencial para garantir uma boa aderência. Então, nesse momento o ideal pressioná-lo levemente para assegurar um bom resultado.
Lembre-se de verificar se os componentes estão alinhados e nivelados conforme o necessário.
-
Verificação do nivelamento e alinhamento
Essa etapa precisa ser esteticamente bonita e funcional, especialmente porque evita a necessidade de manutenções.
Com as ferramentas, comece no centro da área e trabalhe em direção às bordas, antes que a argamassa esteja completamente seca para realizar os ajustes.
-
Limpeza e acabamento
Nesse momento, é hora de realizar a remoção de qualquer excesso de argamassa que tenha escorrido para as superfícies. Assim, você entrega um projeto agradável para os seus clientes.
-
Cura adequada
Após a aplicação, a argamassa precisa de tempo para curar e atingir sua resistência total. Siga as instruções de cura do fabricante, que podem envolver manter a área úmida ou coberta durante um período específico.
-
Equipamento de proteção
Use equipamento de proteção pessoal, como luvas e óculos de segurança, ao manusear a solução, especialmente se você estiver lidando com produtos químicos.
-
Consulta a profissionais
Em projetos mais complexos ou se você não se sentir muito confiante durante a aplicação, aconselhamos a consulta dos nossos profissionais.
Nossa equipe possui uma bagagem aprofundada sobre o mundo de argamassas, bem como, oferece orientação especializada, garantindo que o trabalho seja bem executado.
Agora que você já domina todas as técnicas, aproveite para se aprofundar mais em nosso conteúdo, para que esteja cada dia mais preparado!