mistura-de-argamassa

Explore os principais tipos de argamassa e aprimore suas habilidades nas técnicas!

Apesar de você estar familiarizado com os diversos tipos de argamassa disponíveis no mercado, selecionar essa solução pode ser uma tarefa desafiadora devido a vasta gama de opções e termos técnicos envolvidos, que tornam a seleção uma empreitada complexa.

Afinal, existe a convencional, polimérica, colante, epóxi entre outras. Mas, como saber qual é a ideal? A sua escolha depende das características específicas do projeto e condições de aplicação.

Para entender melhor sobre esses tópicos, vamos explicar como cada solução funciona, com o objetivo de melhorar suas habilidades antes que você inicie sua construção. Por isso, é necessário compreender o funcionamento de cada uma.

Nesse contexto, existem argamassas que atendem todos os requisitos de qualidade para o seu projeto. Para descobrir, confira o artigo completo e saiba sobre qual solução estamos falando.

Quais são os principais tipos de argamassa disponíveis no mercado?

Para aprimorar suas habilidades nas técnicas de argamassa, é fundamental explorar os principais tipos disponíveis. Dentre eles, destacamos a argamassa anticorrosiva de alto desempenho.

As soluções monocomponentes ganham destaque pela sua formulação simplificada, que auxilia no rendimento do produto e dispensa a utilização de soluções adicionais na obra, permitindo a secagem rápida e liberação do trânsito e fluxo de pessoas sobre a área.

Desse modo, ao explorar esses elementos você estará preparado para lidar com diferentes demandas, proporcionando excelência, agilidade e segurança em suas aplicações dentro da área de engenharia civil.

“Mas, como escolher a melhor argamassa?”

Bom, para escolher a melhor argamassa é necessário avaliar a necessidade real do seu projeto. Abaixo, destacamos a função de cada uma:

Argamassa convencional

Ideal para assentamento de tijolos, blocos e revestimento de paredes em construções comuns.

Argamassa de rejunte

Usada para preencher as juntas entre peças cerâmicas, proporcionando acabamento estético e fixação adequada.

Argamassa polimérica

Recomendada para áreas externas devido a sua maior aderência e flexibilidade, resistindo melhor às temperaturas.

Argamassa colante

Projetada para fixar revestimentos cerâmicos em superfícies verticais e horizontais, proporcionando uma aderência forte.

Argamassa projetada

Utilizada para revestir grandes áreas de forma eficiente, sendo aplicada com equipamentos específicos.

Argamassa anticorrosiva

Especialmente desenvolvida para resistir à corrosão, é indicada para ambientes sujeitos a condições agressivas, como cozinhas industriais, laticínios e frigoríficos.

Cada tipo de argamassa atende as necessidades de projetos específicos na área de engenharia civil e a escolha depende das características do ambiente, do tipo de material a ser fixado e das condições de cada aplicação.

O guia definitivo para o manuseio de argamassas

Cada tipo de argamassa possui características específicas que atendem a necessidades distintas na construção civil. Ao escolher a adequada, leve em consideração o ambiente em que ela será aplicada.

As condições ambientais, como temperatura e umidade, podem influenciar diretamente no processo de aplicação, secagem e condições ideais para aplicação.

O ideal é utilizar as ferramentas corretas para cada etapa do processo, desde espátulas até os niveladores específicos que contribuem para uma aplicação uniforme e eficiente.

Siga as dicas para melhorar o seu desempenho:

Aplicação na prática

Faça a aplicação em pequena escala antes de iniciar projetos maiores. Isso permitirá que você se familiarize com a consistência da mistura e a técnica de aplicação, garantindo resultados mais precisos.

 

aplicacao-argamassa-na-parede

Pequenos detalhes

Preste atenção nos detalhes durante a aplicação, especialmente em áreas críticas como juntas e cantos. Isso contribuirá para um acabamento mais profissional e duradouro.

Tempo de cura

Gerencie com cuidado o tempo de secagem da argamassa e evite movimentações na área aplicada durante esse período, para assegurar uma aderência adequada e resultados finais satisfatórios.

Técnicas de higienização

Desenvolva habilidades eficientes de limpeza, especialmente, se estiver lidando com argamassas monocomponentes. Isso contribuirá para uma aplicação rápida e econômica.

Ao seguir essas práticas, você estará bem posicionado para aprimorar suas habilidades e desenvolver mais técnicas no manuseio de argamassas na engenharia civil.

Tipos de argamassa: qual é a melhor solução anticorrosiva do mercado?

A melhor argamassa do mercado deve apresentar uma combinação de qualidades que atendam às demandas específicas de diversos projetos na área de engenharia civil.

Aqui estão algumas características que contribuem para a excelência de uma argamassa:

A solução deve ter adesão eficaz em uma variedade de superfícies, para que tenha uma fixação sólida e duradoura. Inclusive, a resistência mecânica é crucial para suportar cargas e impactos.

Então, a melhor argamassa deve oferecer uma resistência que atenda todos os requisitos específicos do projeto. Assim, o ideal é sempre ficar atento às especificações do seu fornecedor.

Hoje, o Resilit Aluminoso Monocomponente – solução da Resinar – permite a rapidez na secagem e reduz o tempo de espera antes que a área aplicada possa ser utilizada. Isso permite mais agilidade na entrega do projeto e um investimento de baixo custo.

Em resumo, a melhor argamassa será aquela que oferece um equilíbrio otimizado dessas qualidades, para garantir resultados excepcionais aos seus clientes.

 

E-book Resinar

Confira também outras matérias

homem-impermeabiliza-um-piso

Saiba quais as características do impermeabilizante para piso de área úmida

24 de abril de 2024

No momento da decisão de compra, quais atributos um impermeabilizante para piso deve ter? Descubra agora em nosso [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita
área-de-estocagem-de-uma-indústria

Resistência à abrasão: saiba como manter a área industrial protegida

24 de abril de 2024

Será que existe um produto que pode otimizar a sua construção? Quais qualidades ele deve ter? Veja agora em nosso [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita
cofrinho-com-dinheiro

Resilit aluminoso monocomponente: veja como 10kg rende até 12kg

3 de abril de 2024

Veja como economizar utilizando uma única [...]

Continuar lendo matéria Seta apotando para direita

Solicite um orçamento

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma proposta comercial