Saiba como fazer a escolha correta do piso para cervejaria e indústria de bebidas

Entenda quais são as melhores soluções de pisos para um ambiente adequado nas indústrias de bebidas e cervejarias.

engenheiro-coloca-argamassa-em-cervejaria

Muito além da limpeza e esterilização dos equipamentos usados, a segurança de uma boa produção começa pela sua estrutura. E para o mercado de bebidas não é diferente! Mas, você já parou para pensar quais são as melhores opções de piso para cervejaria e produtoras de bebidas?

 

Fazendo parte da base da pirâmide de consumo do mercado, as bebidas geram uma alta movimentação de dinheiro no mercado. E, assim como em qualquer indústria que envolva a alimentação, esse segmento necessita de um ambiente 100% adequado e seguro.

 

Assim, a escolha certa de materiais que constroem uma fábrica implica diretamente na quantidade de pó no ambiente e na praticidade de limpeza. Focando na segurança da produção de bebidas, confira com a Resinar, as escolhas ideais para revestimentos nesse segmento!

Piso para cervejaria: qual tipo escolher?

 

Em se tratando de um ambiente de produção, precisamos conferir algumas características mecânicas dos pisos antes de decidir qual estará sob os nossos pés. Opções muito porosas, por exemplo, precisam de cautela ao serem escolhidas, já que acumulam partículas de sujeira muito facilmente em sua superfície.

 

Para uma limpeza mais prática, que remova o pó e os resíduos no chão, as superfícies lisas são mais adequadas. Contudo, todo piso tem o seu lado bom e ruim. No caso dos pisos lisos, tome muito cuidado para não escolher um material escorregadio demais!

 

Provendo uma superfície lisa e com uma abrasão segura, os revestimentos da nossa Linha Glasscote são ótimos exemplos de material seguro de piso para cervejaria. Isso porque, este é liso o suficiente para não impregnar sujeira, ao mesmo tempo em que não deixa o chão tão escorregadio. Com a escolha certa, você consegue alinhar segurança, praticidade e mais limpeza no piso industrial.

 

Cuidado com a geração de resíduos!

Um fator que ninguém quer perto de uma produção é a geração de resíduos do próprio piso para cervejaria e indústrias de bebidas. Mas como esses resquícios são gerados?

 

Basicamente, quando consideramos o peso dos equipamentos sobre o piso, a quantidade de pessoas se movimentando diariamente e a vibração de objetos acima do chão, esses fatores podem enfraquecer a solidez do piso. Ou seja, se um material não oferece alta resistência, pequenas trincas e impactos vão soltando fragmentos.

 

Por menores que sejam, o acúmulo destes já trazem risco à esterilidade do ambiente de produção e dos equipamentos.

Além do piso, cuidado com o revestimento

Passando despercebido por muitos, mas que traz certas diferenças no dia a dia quando não executado corretamente, é o revestimento abaixo do piso. Mas, como esse material afeta a rotina na empresa de bebidas?

 

Um revestimento de baixa qualidade não resiste ao peso e às forças externas exercidas contra ele. Esse enfraquecimento, além de causar desnivelamento, pode exigir uma nova fase de obra para retirar o piso e revestir a área novamente.

 

Em se tratando da base que suporta tudo no ambiente industrial, o revestimento é um dos maiores investimentos que, a longo prazo, diminuem:

– A necessidade de troca do revestimento;

– O assentamento de pisos novos;

– O uso de tempo de produção para reparos nos pisos.

 

Piso para cervejaria com qualidade e segurança

Quando falamos de bom investimento em piso para cervejaria, a segurança sempre é um benefício de grande peso. Isso porque, da escolha certa dos materiais, provêm a segurança para as bebidas fabricadas e para a integridade do próprio piso.

 

Para a bebida, a segurança fica no quesito “contaminação”. Anteriormente, já citamos os resíduos que um piso, argamassa ou rejunte usado podem soltar na linha de produção. Mas, além disso, a impregnação de odores também é um risco para  se ficar atento.

 

Já na integridade do piso, devemos ficar preparados para imprevistos nas fábricas. Nesse sentido, digamos que um acidente interno aconteceu e o material usado nas bebidas escorreu no chão. Apresentando certa resistência química, o piso certo se manterá intacto mesmo após o contato direto do material.

 

Um exemplo Resinar que se encaixa perfeitamente com essas situações é o Resilit E Hidro. Desenvolvido para um rejuntamento e assentamento completo, essa solução da nossa empresa é anticorrosiva. Idealizado exatamente para os ambientes industriais alimentícios, esse material apresenta resistência mecânica e química, além da formulação sem odor e o impacto 0% ao ambiente.

 

Enfim, essas são as nossas principais considerações do que não pode faltar em um piso para cervejaria e indústrias de bebidas. Para mais informativos como esse, visite o nosso blog e acompanhe todos os informativos que disponibilizamos por lá. Aproveite também e siga as nossas redes sociais para se atualizar em nossas novidades.

 

Obrigado por acompanhar até aqui. Nos vemos em breve!

Sair da versão mobile