Revestimento anticorrosivo para a indústria: 5 vantagens de usar essa solução

Veja como o produto vai aumentar a qualidade de seus projetos de engenharia

profissional passando revestimento

O revestimento anticorrosivo para a indústria, surgiu na intenção de substituir as tradicionais e antigas ligas de metais de cobre. Aquelas que, por muito tempo, serviram como proteção para superfícies do local, contra ambientes e fluídos corrosivos.

Mesmo que essas ligas tivessem uma boa resistência contra a corrosão, acabavam tendo um alto custo e, muitas vezes, não atendiam todas as necessidades das indústrias.

Com o avanço da tecnologia, as ligas de metais foram sendo substituídas pelos revestimentos anticorrosivos. Além de garantirem uma maior economia, elas contam com alta impermeabilidade, durabilidade, resistência, versatilidade, entre outras características.

Fora esses benefícios, o revestimento anticorrosivo para a indústria é fundamental para evitar falhas, vazamentos e acidentes por conta da corrosão.

Então, se você quiser saber mais sobre a importância e os benefícios desse produto, continue a leitura!

Por que utilizar revestimento anticorrosivo para a indústria?

Nas indústrias, a chegada do revestimento anticorrosivo trouxe um grande ganho que vai além da economia. E agora, vamos te mostrar 5 vantagens que ele pode fornecer:

1 – Redução de gastos

Esse material tem propriedades capazes de aumentar a eficiência de todo o processo produtivo. E por isso, acaba diminuindo gastos com a manutenção de equipamentos em uma fábrica.

2 – Maior vida útil aos equipamentos da indústria

Por contar com uma alta resistência química, o revestimento garante grande proteção em uma indústria. Além disso, o produto possui resistência aos desgastes, o que oferece, dessa forma, uma maior vida útil para as máquinas do local.

3 – Evita a manutenção constante

Outra excelente qualidade desse material, é sua alta impermeabilidade. Ele promove, também, uma maior resistência e durabilidade para o maquinário, o que evita a constante manutenção e, até mesmo, a troca do equipamento.

4 – Colabora com a imagem da empresa

Sabemos que hoje, o tento social nas empresas é muito importante. Ou seja, devemos sempre ter atenção às causas sociais e ao meio ambiente. Por esse material ser resistente e impermeável, acaba evitando acidentes que trariam danos graves na natureza. E, assim, preserva a empresa de prejuízos em sua imagem.

5 – Alta resistência

Como o próprio nome desse material diz, ele é bem rígido à corrosão. Isso acaba sendo a vital vantagem para quem adquire esse produto. Afinal, ninguém deseja perder dinheiro e tempo por conta de corrosões em sua fábrica, não é mesmo?

Onde utilizar o revestimento anticorrosivo para a indústria?

Bom, agora que você já sabe mais sobre esse material e seus prós, chegou a hora de ver suas aplicações. Ele pode ser útil em vários segmentos do setor industrial.

Por ser versátil e, também por conta de sua economia, vem ganhando, cada vez mais, espaço no mercado. Sendo assim, as indústrias e outros setores buscam sempre por essa opção.

Então, confira abaixo algumas de suas aplicações:

Indústria

Antes de tudo, é claro, vamos falar da indústria. Aqui, eles são aplicados com o intuito de proteger contra todo tipo de corrosão que os itens agressivos possam causar no processo.

Podem ser aplicados nas máquinas, tubulações, válvulas, bombas e filtros.

Construção civil

Na construção civil, esse produto garante a proteção contra intempéries de muitos locais como, por exemplo, em meios marinhos.

Nesses casos, o material pode ser aplicado em perfis estruturais, armações de concreto, linhas de combate a incêndios, entre outros.

Mineração

Por conter uma alta aplicação contra a abrasão e corrosão que o rejeito e a polpa do minério causam, esse produto é útil no transporte de minérios. Além disso, também, em válvulas, bombas e conexões.

Saneamento

Quando falamos sobre saneamento, esse produto serve como proteção para as corrosões que são causadas pelos efluentes industriais e domésticos. Ou seja, aqueles que têm alta taxa de sulfatos, cloretos e nitratos.

As empresas podem sofrer altos prejuízos por conta de vazamentos. Então, o custo-benefício desse capital valerá a pena.

Petróleo e gás

No processo do petróleo e gás, envolvem-se vários itens corrosivos. Ainda mais, nos tubos feitos para o seu transporte. Os principais agentes pela corrosão nesse caso, são:

  • CO2;
  • Água;
  • Microrganismos;
  • Substâncias químicas;
  • Sólidos em suspensão.

Sendo assim, com a aplicação do produto em peças como bombas, tubulações, separadores, válvulas e outros, faz-se com que todos os gastos sejam evitados. Dessa forma, você não requer a função desses itens.

Sucroalcooleiro

Nesse setor, aplica-se o material nas destilarias, usinas e em todas aquelas áreas que os órgãos ambientais atuam. Para evitar riscos ambientais, é essencial contar com essa proteção contra possíveis contágios da água e do solo.

Escolha do produto ideal

Para ter total segurança e todos os seus benefícios, escolha o produto certo para a aplicação. Lembre-se de que os maiores danos que um material de má qualidade podem causar, são ambientais. Ou seja, acidentes podendo afetar o solo e a água e, também o meio ambiente.

De acordo com a lei, toda empresa que causar um dano ambiental, precisará responder por isso. Na prática, significa que poderá sofrer graves penas como, por exemplo, multas de grande valor do órgão responsável e, até mesmo, responder por um crime.

Mesmo que seja um acidente, a empresa terá que reparar os danos causados. E isso terá um grande gasto de tempo e dinheiro, o que pode até parar a produção da fábrica. Então, garanta um produto de alta qualidade, feito com materiais de tenham uma boa dureza e resistência.

Antes de adotar a melhor proteção para o seu projeto de engenharia, faça uma busca por empresas que tenham experiência no ramo. Além disso, procure por referências na internet e com amigos de profissão. Com certeza, com essas dicas, você encontrará o melhor para sua obra.

Gostou desse texto? Então, não deixe de acessar o nosso blog e ver mais matérias como essa!

Sair da versão mobile